terça-feira, 31 de maio de 2011

Grevistas das Universidades Estaduais ocupam Assembleia Legislativa da Bahia

Professores, estudantes e servidores das UEBA ocupam a Assembleia Legislativa

Foto: Raíza Rocha/ADUNEB

Na manhã de hoje, 31 de maio, professores, estudantes e servidores das quatro Universidades Estaduais da Bahia (UEBA) ocupam a galeria dos ex - Presidentes da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para exigir a retomada das negociações, suspensas pelo governo na última mesa setorial do dia 27 de maio (veja aqui). Mais de 400 pessoas participam da mobilização



domingo, 22 de maio de 2011

Professora do Rio Grande do Norte fala o que todo professor do Brasil vive



Em entrevista ao Programa Domingão do Faustão, a professora disse em bom tom a todo país, algo que as professoras e professores de Barreiras disseram durante a greve.

Ela afirmou que quando os professores estão em greve e os governos culpam os professores porque os alunos estão sem aula, só existe um culpado: o sistema e os governos. Disse ainda que os professores passam o ano todo na situação de abandono da educação e isso é revelado apenas uma vez por ano, durante a greve, quando essa situação cotidiana vem a tona.

O discurso da professora Amanda Gurgel representa muito bem a situação real da educação Barreirense e de todo o país.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL SEGUNDA-FEIRA

ATENÇÃO PROFESSORAS E PROFESSORES!!!

ASSEMBLÉIA GERAL

Data: 23/05/2011 (segunda-feira)
Horário: 17h
Local: Espaço Javan
Pauta:
- Mobilização do Estado de Greve

domingo, 15 de maio de 2011

Apesar de essenciais, professores brasileiros são desprestigiados

Para ler a matéria, clique sobre o titulo:

 "Apesar de essenciais, professores brasileiros são desprestigiados"


Professores de Feira de Santana em Estado de greve

Os Professores da Rede Municipal de Feira de Santana em assembleia (04/05) aprovaram estado de greve

Depois de enfrentarem uma greve de mais de 30 dias em 2010, os professores suspenderam as mobilizações mediante a assinatura de um Acordo entre a categoria e o executivo municipal, em 15 de junho. Dentre os pontos que faziam parte do referido acordo estavam: a Reformulação do Plano de Cargos e Salários do Magistério e o reajuste salarial dos professores de acordo ao Piso Nacional defendido pela CNTE. O acordo também estabelecia que caso a prefeitura tivesse dificuldade em pagar o piso, o mesmo seria feito de forma escalonada.
Passaram-se quase um ano e a única resposta que os professores receberam do executivo é de que o reajuste salarial para 2011 será de acordo ao índice da inflação (INPC) - que orça em torno de  5,9%. Quanto à reformulação do Plano de Cargos e Salários até hoje não saiu do papel. Dessa forma, o Executivo Municipal demonstrou que além de não cumprir com a palavra, tripudiou da categoria de professores e aos pais dos estudantes da Rede Municipal de Ensino ao desconsiderar o acordo assinado em 2010.
Diante disso, só restou à categoria a opção de ir para o enfrentamento, aprovando em assembleia o ESTADO DE GREVE, retomando a mobilização em massa no sentido de reivindicar deste prefeito o cumprimento da sua palavra e mais respeito aos trabalhadores da educação da rede municipal de Feira de Santana. 

PREFEITO: ACORDO RASGADO, PROFESSORES MOBILIZADOS!


quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vídeos da Carreata



Carreata do Dia Nacional de Paralisação: A Educação quer mais!

Abertura da carreata, em frente a Câmara Municipal de Barreiras

Na manhã desta segunda-feira (11/05), Barreiras teve novamente sua atenção voltada para a questão da educação, enquanto diversas professoras e professores realizaram uma carreta como atividade no DIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO - A EDUCAÇÃO QUER MAIS, demonstrando o compromisso com a educação municpal.

O lema da campanha lançada pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação - CNTE se aplica perfeitamente à realidade da educação municipal, diante de tantos descasos vistos e revistos durante o período de GREVE e, que permanecem durante o ESTADO DE GREVE.

A carreata saiu da frente da Câmara Municipal, passou pelo centro em frente a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação, seguindo por Barreirinhas, São Pedro, Vila Rica e encerrando com um ato na Praça Castro Alves.

Nas palavras de uma mãe da Vila Rica sobre a carreata "tem que arrumar carro aberto para os pais irem em cima", demonstrando o apoio à causa da educação. O apoio da Polícia Militar e de populares por todos os bairros foi muito presente na mobilização, demonstrando que A LUTA CONTINUA!


Passando em frente à Prefeitura
Carreata passando em frente da Secretaria Municipal de Educação

Carreata passando em frente da Secretaria Municipal de Educação
   


Encerramento na Praça Castro Alves: A educação quer mais!



Registro do apoio de uma moradora


Apoio de moradora


Prefeita finalmente comparece a audiência no Ministério Público

Depois de diversas tentativas e de um últimato, finalmente a prefeita municipal, Jusmari, compareceu ao Ministério Público. A discussão, após três audiências, buscava "tratar sobre a precariedade da estrutura das escolas municipais" (fl 1 da ata).

Após intervenções dos presentes, os representante do SINDSEMB na reunião, "levantaram o questionamento de que eventual inexistência de recursos financeiros pode ser ocasioanda pelo uso inadequado das verbas disponíveis e a falta de eficiência na gestão dos recursos do fundo" (fl 2 da ata).

Diante das intervenções,  a prefeita "alegou que, no momento, não considera viável assumir compromissos relacionados ao cronograma de reforma de colégios devido à limitação de recursos e à incerteza sobre a correta utilização dos recursos do FUNDEB, tendo em vista o pleito dos professores municipais de reajuste de seus vencimentos no mesmo índice cocnedido pelo Governo Federal para os repasses do fundo" (fl 2 da ata)

No entanto, diante do impasse o Promotor Dr. Eduardo Bittencourt disse que, "caso não fosse possível celebrar termo de ajustamento de conduta para a solução da questão, a alternativa seria o  ajuizamento de ação específica para questionar a possível omissão do Poder Público Municipal". Entretanto, a prefeita não quis levar a questão judicialmente e, finalmente, "se comprometeu a apresentar em nova audiência designada para o dia sete de junho de dois mil e onze, às 14:00hs., proposta de cronograma de reforma das unidades de ensino da rede municipal" considerando "GARANTIR UMA ESTRUTURA MÍNIMA DE FUNCIONAMENTO, priorizando as escolas em pior estado de conservação e a possibilidade de fechamento das unidades que não possuem condições mínimas de abrigar alunos para as atividades letivas"

Assim, ficamos satisfeitas porque finalmente a JUSTIÇA e a PREFEITA resolveram agir e um dos pontos de reivindicação estão sendo encaminhados.

A luta continua e esperemos o cronograma de reformas daqui a 28 dias!

terça-feira, 10 de maio de 2011

PARALISAÇÃO NACIONAL PELA EDUCAÇÃO

Haverá nesta quarta-feira o DIA NACIONAL DE PARALISAÇÃO PELA EDUCAÇÃO e a Assembléia Geral realizada na noite de ontem no Espaço Javan deliberou por realizar uma CARREATA, com saída de frente da Câmara Municipal na manhã de quarta-feira às 8h em ponto!

A luta continua!

domingo, 8 de maio de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL

Acontece nessa segunda-feira ASSEMBLÉIA GERAL DA CATEGORIA:

DATA: 09/05/2011
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Espaço Javan
PAUTA: Atividades para o Dia Nacional de Paralisação

CONVIDE AS E OS COLEGAS!
O ESTADO DE GREVE CONTINUA!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Paralisação Nacional dia 11 de maio

.A Confederação Nacional de Trabalhadores em Educação - CNTE convoca os trabalhadores em educação para a paralisação nacional no dia 11 de (quarta-feira). Os educadores irão fazer manifestação em frrente ao Congresso Nacional para cobrar a implementação imediata do Piso e que sejam inseridas no PNE as emendas apresentadas pela sociedade civil durante a realização da Conae em 2010.

Em todo o Brasil serão realizados atos nas Câmaras e Assembleias Legislativas, audiências com prefeitos e governadores pela aplicação da Lei do Piso e pelo PNE que o Brasil quer.
Em Barreiras, as atividades serão decididas na assembléia Geral do dia 09/05.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Prefeita não comparece em reunião no Ministério Público


Na manhã de hoje, deveria ter acontecido uma reunião entre diversas representações do governo municipal, de orgãos, entidades e o representante do Ministério Público Estadual, Dr. Eduardo Bittencourt. No entanto, as ausências da Prefeita Municipal (Jusmari Oliveira), da Presidente do FUNDEB (Neryane Wanderley) e do Presidente do Conselho Municipal de Educação (João Bosco Pavão) impossibilitaram o seguimento da reunião.

Assim, ficou AGENDADA OUTRA REUNIÃO para a próxima terça-feira (10 de maio) às 14h30, "devendo ser expedidas para tanto as notificações necessárias e estando desde já todos os presentes devidamente notificados e advertidos que o não comparecimento importará em condução coercitiva no termos da legislação aplicável" (trecho extraido da ata da audiência)

Assembléia Geral delibera atividade para a semana

A Assembléia Geral realizada na manhã do sábado, 30 de abril, no auditório do Colégio Estadual Antônio Geraldo, deliberou por:

1. Realizar mobilização em frente à Prefeitura na quainta-feira, 05/05 às 16h00, como atividade da continuidade do Estado de Greve;

2. Realizar um bingo como atividade de financiamento para divulgação na televisão;

Ainda, discutiu-se sobre agravar a liminar (entrar com recurso) ou não. Após orientação do advogado do SINDSEMB, Dr. Cássio Figueiredo, a plenária decidiu por não agravar, entendendo que isso poderia prejudicar a celeridade do julgamento do mérito da greve, bem como em respeito aos alunos e pais em virtude da quantidade de dias parados.


Assembléia Geral no CEAG

Caminhada pela Moralização da Educação Pública de Barreiras

Concentração em frente à Câmara

Na sexta-feira, 29 de abril, reuniram-se a partir das 16h em frente ao prédio da Câmara Municipal de Barreiras, centenas de professoras, professores, pais, mães, alunos e alunas. A caminhada, avaliada como "muito boa" pelos presentes, objetivou socializar com a sociedade barreirense as reivindicações e dar continuidade ao Estado de Greve, estabelecido após decisão provisória da justiça determinando o retorno das aulas, fato ocorrido desde o dia 25 de abril, acatado pela categoria em respeito a determinação judicial, aos pais e alunos.

Durante o trajeto, diversas pessoas foram se juntando à caminhada. A parada em frente a Prefeitura foi animada, uma vez que mesmo com tudo fechado (eram 18h), era perceptível a fresta aberta da sala da Procuradoria Geral do Município, fato que levou os manifestantes a chamar "venha para fora Jaires Porto", "mostre sua cara", algo que só acontece na frente das Câmaras da televisão.

Com a passagem dos manifestantes, causaram impacto pois além das pessoas saíam de seus comércios, houve as reações de apoio dos populares que por lá passavam, tanto a pé quanto motorizados.

A caminhada encerrou-se na Praça Castro Alves, com falas esclarecendo a manutenção do Estado de Greve e a pauta de reivindicações que ainda não foi atendida pela prefeita municipal.