quarta-feira, 30 de março de 2011

Confirmada reunião com segmentos sociais nesta quinta-feira

Está confirmada a atividade noturna da greve: reunião com segmentos sociais!

Todas e todos às 20h no Espaço Javan, nesta quinta-feira!

Sessão da Câmara suspensa por falta de quorum



Na tarde de quarta-feira, conforme o calendário de mobilização da semana amplamente divulgado, os professores e professoras se dirigiram até a Câmara Municipal de Barreiras, onde ocuparam diversas cadeiras do plenário.

Hoje pela manhã, o sindicato tentou resposta sobre o uso da Tribuna Popular, mas não obteve retorno. Até o início da sessão ainda não havia um posicionamento sobre ceder ou não a Tribuna Popular.

Já passava das 16h15 quando o presidente da Câmara, Pastor Souza, anunciou que não haveria sessão por falta de quorum - mínimo de 6 vereadores. Dos 11 vereadores, apenas 4 encontravam-se presente: Pastor Souza, Carlão, Hipólito e Sobrinho.

Após "aplaudir" a atitude dos vereadores de não comparecerem a sessão, o professorado aguardou no plenário, encaminhando ações para a reunião de amanhã com os diversos segmentos sociais, enquanto por quase duas horas a comissão de negociação se reuniu com os vereadores presentes.

Após contextualizar aos vereadores sobre os fundamentos legais da greve, o presidente do SINDSEMB, Edson Vieira, entregou cópias da documentação. Houve poucos questionamentos e intervenções dos vereadores no sentido de resolver o impasse com a prefeita, sendo que os mesmos apenas desejaram que haja um consenso o mais breve possível.

Segundo informações de funcionários, a prefeita visitou o presidente da Câmara na manhã desta quarta.


LEMBRAMOS QUE NA QUINTA-FEIRA TEM CAMINHADA NA VILA BRASIL ÀS 16h00

terça-feira, 29 de março de 2011

Caminhada na Vila Amorim inicia atividades da semana nos bairros

Nesta terça-feira, enquanto uma comissão analisava as contas da educação municipal, os professores e professoras se reuniram em frente à Prefeitura para expor à população através de panfletos e da voz, que continuamos em greve devido à prefeita não se dispor a negociar com a categoria. Novamente havia vários Guardas Municipais no portão da prefeitura, provavelmente para inibir a entrada da categoria.

Professoras em frente à prefeitura de Barreiras

Grevistas na Vila Amorim
É animador o engajamento e disposição de lutas dos (as) colegas, e foi nesse embalo que o calendário de atividades da greve teve seguimento na tarde desta terça-feira, com uma caminhada de cerca de uma hora e meia pelo bairro Vila Amorim, passando pelas duas escolas do bairro: Escola Municipal São Francisco de Assis e Escola Muncipal Alberto Amorim.

A comunidade foi receptiva, saindo nas portas de suas casas para receber os panfletos e ouvir a versão dos (as)  professores(as). Informamos que a greve continua e quais os reais motivos. Um grupo de mães logo no início demonstrou apoio ao movimento e solicitou a programação da semana, dispondo-se a participar de panfletagens em frente à Prefeitura.

A cena lamentável da Escola Municipal Alberto Amorim, que funciona em um GALPÃO, chocou mais uma vez os olhares dos (as) educadores (as). As mães presentes lembraram a promessa da prefeita Jusmari de construir uma escola decente para os filhos e filhas daquela comunidade, promessa feita no dia das mães de 2010 e até hoje não cumprida.


Frente desse galpão que chamam de escola

Lateral da "Escola" Municipal Alberto Amorim.
Poucas janelas, quse sem ventilação e direto para a rua

O estado de abandono da cidade e das escolas estão sendo constatados in locus durante as caminhadas nos bairros, desvelando uma triste e miserável realidade da nossa população, escondida nas propagandas e paisagens irreais.

Nem as condições de abandono impedem o professorado de levar sua mensagem

Escola Municipal São Francisco de Assis

Moradores saiam nas portas para receber os panfletos e ouvir o professorado

Morador demonstrando apoio às professoras

LEI DO PISO - STF Marca julgamento para 30/03/2011

Marcada novamente a data do julgamento da ADI nº 4167, para o dia 30/03/2011, amanhã, à tarde.
Professora pisoteada

Conforme pauta publicada no site do Supremo Tribunal Federal, que pode ser acessada no seguinte link:
http://www.stf.jus.br/portal/pauta/listarCalendario.asp?data=30/03/2011, está agendada para amanhã a decisão sobre a constitucionalidade da Lei do Piso Nacional do Magistério.

O relator é o Ministro Joaquim Barbosa. A ADI tem como autores cinco governadores: do Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina, da Governadora do Rio Grande do Sul e do Governador do Ceará.

Acreditamos no senso de justiçã do Ministro Joaquim Barbosa, no sentido de não retorceder  em sua decisão, mantenha o piso como constitucional, que o valor de R$ 950,00 seja vencimento, não o total da remuneração da época, que mantenha 1/3 para atividade extraclasse como ordena a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil e que o reajuste do piso seja automático pela variação do valor aluno, em janeiro de cada ano.

Resultado da enquete: Você apoia a greve dos (as) professores (as) municipais de Barreiras?

Apresentamos com satisfação o resultado da enquete exposta neste blog durante as duas primeiras semanas da greve:

VOCÊ APOIA A GREVE  DOS (AS) PROFESSORES (AS) MUNICIPAIS DE BARREIRAS?

 Dos 175 votantes, o resultado da votação foi:
 164 a favor da greve, correspondendo a 93% dos votos e 11 contra, correspondendo a 6% dos votos.

Agradecemos a participação de todos e todas votantes!

Assembléia Geral aprova continuidade da greve

 


Reunidos em Assembléia Geral na tarde de segunda-feira, os professores e professoras municipais de Barreiras, deliberaram pela continuidade da greve diante da grande indisposição do Governo Municipal em negociar.

Aprovou-se o calendário de mobilização da semana e o advogado do SINDSEMB, Dr. Cássio, esclareceu sobre a liminar solicitada pelo sindicato para declarar a legalidade da greve e a ação da Procuradoria Geral do municipio tentando o contrário. Diante de ambas as solicitações, a juíza estabeleceu 10 dias para defesa, o que significa que tem-se 20 dias para a justiça decidir sobre a legalidade ou não da greve.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Agenda de mobilização - 29/03 a 01/04


Reunidos em Assembléia Geral na segunda-feira a tarde, a categoria deliberou pela continuidade da greve diante da falta de disposição do Governo Municipal em negociar e aprovou a seguinte agenda de mobilizações para a semana:

TERÇA-FEIRA, 29/03
8h - Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h - Caminhada com panfletagem na Vila Amorim (concentração na Praça que é o ponto final do ônibus Linha 01)

QUARTA-FEIRA, 30/01
8h - Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h - Participação na sessão da Câmara Municipal e provável uso da Tribuna Popular (já solicitada semana passada pelo SINDSEMB)

QUINTA-FEIRA, 31/03
8h - Panfletagem em frente a Prefeitura Municipal
16h - Caminhada com panfletagem na Vila Brasil (concentração na Praça da Vila Brasil)
20h - Reunião com outros segmentos sociais no Espaço Javan (A CONFIRMAR)

SEXTA-FEIRA, 01/04
16h - Caminhada com panfletagem no Centro (concentração em frente à Câmara Municipal)
Final da caminhada no Vieirinha, com exposição de fotos das Escolas Municipais

domingo, 27 de março de 2011

ASSEMBLÉIA GERAL

ATENÇÃO!

A Assembléia Geral desta segunda-feira que seria às 9h00 foi adiada para 16h00, porque pela manhã será iniciada a análise das contas da educação municipal.

Então, atenção!

ASSEMBLÉIA GERAL NESTA SEGUNDA-FEIRA

Horário: 16h
Local: Espaço Javan
Pauta: Rumos da greve

AVISE AS COLEGAS!

sábado, 26 de março de 2011

Caminhada no 11º dia de Greve


A caminhada da sexta-feira dos (as) professores (as) grevistas saiu da cascalheira, após concentração em frente ao CAIC.

Durante cerca de duas horas, percorreu-se várias ruas da Cascalheira, do bairro São Sebastião, Vila dos Funcionários, encerrando o trajeto em frente a Escola Municipal Cleonice Lopes, na Vila Rica
Seu Leonor

Seu Leonor, estudante de EJA da Escola Municipal Carmosa (Morada da Lua) disse que foi dar apoio ao movimento. “Sei que posso ficar prejudicado, mas pior a situação do jeito que tá”, desabafou o estudante adulto.

A beleza do cenário natural contrastava com a pobreza das localidades. Uma quantidade grande de professores e professoras participaram. Em alguns momentos formaram um cordão humano para atravessar as ruas estreitas no bairro São Sebastião, dividindo espaço com as valas.

Dona Sônia
Dona Sônia, mãe de aluna disse em bom tom no microfone: “não são apenas as professoras que tem  que se unir, as mães também tem que se unir. Precisa se mobilizar para melhorar as coisas”, sendo muito aplaudida pelo professorado animado com a luta e com o apoio popular.

A semana terminou com avaliação positiva, tanto pela participação dos grevistas como pelos apoios dos moradores dos bairros visitados.

Disputando espaço com as valas




Moradora do bairro demonstrando apoio a causa

sexta-feira, 25 de março de 2011

Escolas de Barreiras: Carmosa


Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva - Morada da Lua
A Escola Municipal Carmosa Francisca da Silva, a maior das duas escolas do bairro Morada da Lua causou espanto aos professores e professoras na noite de ontem, durante a caminhada no bairro, tamanho o estado de abandono. Essa é a situação das escolas municipais, mas toda vez que nos deparamos com essas cenas é chocante.

Essa imagem de horror deve ser de conhecimentos de todas as pessoas, pois não podemos permitir que a educação seja abandonada e caia, tal qual as letras da fachada da escola.

Caminhada na Morada da Lua



No início da caminhada no bairro Morada da Lua, realizada na quinta-feira, 24/03, a Ir. Terezinha, moradora do bairro e pessoa respeitada, falou apoiando o movimento, expondo sobre a situação do bairro e da educação, bem como da decepção com a prefeita Jusmari.

Assim como nos dias anteriores, havia um número grande de professores e professoras, que percorreram o bairro entregando os panfletos e recebendo apoios da população. "Vocês tem que ficar firme e forte" disse um pai de aluno.

Cerca de duas horas de caminhadas demonstraram que estamos no caminho certo, alertando a população sobre a situação de abandono da educação municipal. Enquanto isso, o governo não demonstra interesse em negociar e a greve continua.




CAMINHADA NESTA SEXTA-FEIRA ÀS 17h00 NA CASCALHEIRA.
Concentração em frente ao CAIC

TODAS E TODOS LÁ!!!
GREVE E PROGRESSO!!!

Visitas do blog

Assim como o apoio aumenta nas ruas, as visitações do blog também aumentaram. Veja as estatísticas:

23/03 - 306 acessos
24/03 - 297 acessos
Hoje, até às 10h40 - 90 acessos

quinta-feira, 24 de março de 2011

Vídeos da caminhada nos bairros Santa Luzia e Vila Nova


Caminhadas nos bairros fortalecem cada vez mais a greve

Concentração em frente à Escola Santa Luzia
Seguindo a programação de mobilização dessa semana, os professores e professoras estiveram nos bairros Santa Luzia e Vila Nova, informando de perto a população sobre os motivos da greve e incorporando apoios.

Antes da caminhada, membros da comissão de professores (as) que compõem a comissão de negociação repassaram informes sobre a greve que podem ser vistos integralmente no vídeo postado no youtube (clique em cima).

 
Início da caminhada, entre esgotos.
Iniciando o trajeto, seguiram por entre esgotos a céu aberto e restos de asfalto, ficando logo impedidos (as) de avançar devido a um caminhão que estava com uma roda dianteira presa num buraco no meio da rua. Recebemos novamente as visitas do fotógrafo e cinegrafista da prefeitura. Tantas fotos e filmagens para quê? Até o momento nada consta no site oficial da prefeitura, então como serão usadas essas imagens? A categoria disse em bom tom que não tem medo e sim "FORÇA NA LUTA".

Por todo o percurso, as pessoas saíam de suas casas para ouvir os esclarecimentos e receber os panfletos. Diversos moradores, pais e mães fizeram uso do microfone, falando sobre suas decepções frente ao governo que continuou deixando o bairro abandonado, assim como os (as) professores (as) expunham as situações das escolas.

Uma professora relatou indignada o fato de que a Escola Municipal Santa Luzia está sem água desde que a caixa d´água, enferrujada, foi retirada da escola.

Como diz um trecho da música que tem embalado as caminhadas: "vamos amigo, lute!/ Senão/ A gente acaba perdendo o que já conquistou"


Professoras caminhando

Mesmo nos lugares praticamente intransitáveis, a mensagem real da greve era levada

Conversando com moradores
Moradores saindo nas portas de suas casas para acompanhar a caminhada

A situação das ruas dificultou, mas não impediu a caminhada

Hoje tem mais! CAMINHADA NO BAIRRO MORADA DA LUA A PARTIR DAS 17h00. Concentração em frente à Escola D. Quininha de Melo.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Informes da greve: 23/03 pela manhã


Concentração de professores (as) em frente à prefeitura

Hoje pela manhã por volta das 9h00, a comissão constituída para analisar as contas da educação municipal de Barreiras esteve na prefeitura com o Procurador Geral do Município, Dr. Jaires Porto, mas não teve acesso as contas.

Em frente a prefeitura, os professores e professoras esperavam uma posição da comissão. Fomos informados que a prefeitura não aceitou a quantidade de nomes indicados e a comissão será reduzida para cinco nomes.


O advogado do SINDSEMB, Dr. Cássio Figueiredo, que acompanhou a reunião, informou sobre um novo procedimento a ser adotado pelos (as) professores (as), então atenção:

A partir de hoje a tarde, na Santa Luzia, cada escola deve ter um representante para fazer uma lista de participação nas atividades da greve. Essa lista deve ser protocolada nas escolas, provando que não estamos em sala de aula, mas estamos trabalhando!

Comissão informando sobre ocorridos pela manhã na prefeitura
Nesse momento, uma comissão e o advogado do sindicato estão no Ministério Público em audiência com o Promotor Dr. Manoel, para deixa-lo a par da greve. Dr. Cássio Figueiredo falará com o outro Promotor Dr. Eduardo, solicitando que o mesmo intervenha nas negociações. 

LEMBRE-SE: CAMINHADA HOJE, 17h00 NA SANTA LUZIA. Concentração em frente a Escola Municipal Santa Luzia.

Vídeos da caminhada na Barreirinhas e São Pedro



terça-feira, 22 de março de 2011

Blog bem visitado

As estatísticas do blog são animadoras:

21/03 - 228 visitas
22/03 - 353 visitas

As visitas, assim como a greve, está crescendo!

Caminhada na Barreirinhas e São Pedro

 Em resposta aos comunicados do Governo Municipal expostos na televisão, os professores e professoras municipais resolveram ir às ruas, falar diretamente ao povo com os recursos que temos: carro de som, panfletos, voz para dialogar e muita disposição para a luta.
 
Concentração de professores (as) na Pça Sabino Dourado

A caminhada saiu da Praça Sabino Dourado por volta das 17h40, percorreu um trecho de Barrerinhas e seguiu ao bairro São Pedro, retornando até a praça de onde havia saído.

Durante todo o percurso, atenção da população ao que era dito, algumas participações principalmente de crianças e muitos apoios. "Não vou mandar meus filhos para a escola até vocês avisarem. Nós também estamos em greve", disse uma mãe com filhos na Escola do Parque.


Chamou atenção as presenças do fotógrafo e cinegrafista da prefeitura, principalmente o cinegrafista que acompanhou quase todo o percurso, filmando a caminhada não se sabe com qual intenção. Felizmente se a tentativa era de intimidação, não obteve sucesso.

No final, deliberou-se que TODA CATEGORIA irá novamente para a frente da prefeitura nesta quarta-feira às 9h00. TODAS E TODOS LÁ!


Finalizando o percurso

"Quem sabe faz a hora não espera acontecer"

Escola Eurides Santana

Professora empunhando bandeira da greve

A Greve por Educação de Qualidade está "colada na pele"

Cinegrafista da prefeitura filmando a caminhada grevista: intimidação?

E NESTA QUARTA-FEIRA A CAMINHADA É NO BAIRRO SANTA LUZIA!

Escolas de Barreiras III


Secretaria da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus: computador usa guarda-chuva?

segunda-feira, 21 de março de 2011

Diretório Acadêmico de Biologia da UNEB se solidariza com a paralisação

MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES
DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS

Caros professores (as),

Recebemos a informação da paralisação dos professores (as) pelos mais diversos meios de comunicação da cidade de Barreiras. E por meio desta carta de moção queríamos aqui ser solidários ao movimento, em dizer da coragem inicialmente que esses caros professores (as) tiveram em peitar as intransigências atitudes e desmandos ocorridos pela atual administração, que permite ainda tocar a educação de forma fraudulenta, sem clareza, sem transparência e acima de tudo sem responsabilidade com erário público municipal.

Acompanhamos as reivindicações/solicitações dos professores (as), que em seu direito adquirido, porém não respeitado pelo executivo local. Em grande maioria os professores (as) exigem esclarecimentos sobre o repasse anual do Fundeb, concessão da progressão funcional/mudança de classe, o pagamento de titulação, a entrega dos vales transportes até o 5º dia útil do mês de uso e por melhores condições de trabalho. Nessa perspectiva sendo os professores  (as) obrigados a ministrarem aulas em escolas municipais totalmente “sucateadas”, faltando carteiras, materiais, computadores, internet, etc.

Diante dessa análise colocamos nosso grito nas ruas em favor de uma educação inclusiva, democrática, compromissada e responsável, principalmente por estarmos na condição de futuros profissionais da educação que seremos, não podendo jamais, abandonar companheiros (as) perante o caminho do enfretamento dos grandes desafios da EDUCAÇÃO brasileira, baiana e barreirense.

Declaramos todo nosso apoio à luta dos professores (as), vocês não estão sozinhos. Essa é a realidade dura do que passa atualmente a nossa cidade, essa iniciativa perpassa mais do que uma reflexão, cruza na verdade um contexto histórico de práticas que já não são aceitas no modelo político vigente. Ou seja, as consolidações de progresso e desenvolvimento em todo planeta foi liderado pelo profissional PROFESSOR. A conjuntura política, econômica e social tem que levar em conta a valorização desses (as) brilhantes mentes no ato de ensinar, de formar cidadãos (ãs) com discernimento e senso crítico apurado em favor do bem comum e da qualidade de vida de nossa gente.

Prestamos nossa solidariedade a todos (as), com intuito SEMPRE de defender as melhorias na EDUCAÇÃO.

Barreiras, 15 de Março de 2011.


Moção recebida no dia 21/03/2011

Escolas de Barreiras II



Restos mortais de um "quadro negro" - Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus


VERSUS

 

Imagem disponível no site da prefeitura: aonde fica essa escola? Queremos saber!
 

PROFESSORAS VÃO DE PORTA EM PORTA JUNTO À POPULAÇÃO

Moradores (as) recebem o panfleto explicativo e apoiam a greve

Na terça-feira à tarde, segundo dia de greve, um grupo de professoras saiu de casa em casa, panfletando e conversando com os pais, crianças e moradores e esclarecendo sobre os reais motivos da greve.
A reação foi de receptividade por parte da população, afirmando que “entende, sabe da situação e acredita nos professores”.
Mãe e filho atentos à explicação e dando apoio
A atividade foi avaliada como muito positiva, pois o contato com cada pessoa permitiu colocar a verdade sobre a situação da categoria e as legitimas reivindicações.
A luta continua!

Calendário de Mobilização

Calendário de mobilização para essa semana, construído e aprovado pela Assembléia Geral de professores (as) realizada hoje pela manhã no Espaço Javan:
 
TERÇA-FEIRA, 22/03
7h00 e 13h00: sensibilização da comunidade em cada escola
17h00: caminhada e panfletagem em Barreirinhas, bairro São Pedro e adjacências. (concentração na Praça Sabino Dourado)
 
QUARTA-FEIRA, 23/03
17h00: caminhada e panfletagem no bairro Santa Luzia. (concentração em frente a Escola Municipal Santa Luzia)
 
QUINTA-FEIRA, 24/03
17h00: caminhada e panfletagem no bairro Morada da Lua. (concentração em frente a Escola Municipal Quininha de Melo)
 
SEXTA-FEIRA, 25/03
17h00: caminhada e panfletagem nas imediações do CAIC. (concentração em frente ao CAIC)
 
Deliberou-se ainda os nomes que irão compor a comissão para auditar as contas do FUNDEB: Marluce Belém, Edson Vieira Lima, Jorge Pereira , Silmara Campelo e Verônica Porto, além da contratação de um contador que conheça a legislação do FUNDEB para auxiliar nesse importante processo de auditoria.


TODAS E TODOS NAS ATIVIDADES!!!
Assembléia geral no Espaço Javan - 21.03.2011