MOÇÃO DE APOIO À PARALISAÇÃO DOS PROFESSORES
DA REDE MUNICIPAL DE BARREIRAS
Caros professores (as),
Recebemos a informação da paralisação dos professores (as) pelos mais diversos meios de comunicação da cidade de Barreiras. E por meio desta carta de moção queríamos aqui ser solidários ao movimento, em dizer da coragem inicialmente que esses caros professores (as) tiveram em peitar as intransigências atitudes e desmandos ocorridos pela atual administração, que permite ainda tocar a educação de forma fraudulenta, sem clareza, sem transparência e acima de tudo sem responsabilidade com erário público municipal.
Acompanhamos as reivindicações/solicitações dos professores (as), que em seu direito adquirido, porém não respeitado pelo executivo local. Em grande maioria os professores (as) exigem esclarecimentos sobre o repasse anual do Fundeb, concessão da progressão funcional/mudança de classe, o pagamento de titulação, a entrega dos vales transportes até o 5º dia útil do mês de uso e por melhores condições de trabalho. Nessa perspectiva sendo os professores (as) obrigados a ministrarem aulas em escolas municipais totalmente “sucateadas”, faltando carteiras, materiais, computadores, internet, etc.
Diante dessa análise colocamos nosso grito nas ruas em favor de uma educação inclusiva, democrática, compromissada e responsável, principalmente por estarmos na condição de futuros profissionais da educação que seremos, não podendo jamais, abandonar companheiros (as) perante o caminho do enfretamento dos grandes desafios da EDUCAÇÃO brasileira, baiana e barreirense.
Declaramos todo nosso apoio à luta dos professores (as), vocês não estão sozinhos. Essa é a realidade dura do que passa atualmente a nossa cidade, essa iniciativa perpassa mais do que uma reflexão, cruza na verdade um contexto histórico de práticas que já não são aceitas no modelo político vigente. Ou seja, as consolidações de progresso e desenvolvimento em todo planeta foi liderado pelo profissional PROFESSOR. A conjuntura política, econômica e social tem que levar em conta a valorização desses (as) brilhantes mentes no ato de ensinar, de formar cidadãos (ãs) com discernimento e senso crítico apurado em favor do bem comum e da qualidade de vida de nossa gente.
Prestamos nossa solidariedade a todos (as), com intuito SEMPRE de defender as melhorias na EDUCAÇÃO.
Barreiras, 15 de Março de 2011.
Moção recebida no dia 21/03/2011