domingo, 3 de abril de 2011

Reunião com sociecidade civil organizada fortalece a greve

Na noite de quinta-feira, 31/03, diversos segmentos sociais foram convidados a participar de uma reunião no Espaço Javan, mas poucos compareceram. Assim como chamamos a responsabilidade da Prefeitura para com a Educação Municipal, fazemos com toda sociedade Barreirense, que ainda permanece adormecida.




No entanto, os segmentos que compareceram com suas representações bastante significativas, apoiaram e fortaleceram a greve e todas as professoras e professores do município de Barreiras que estão na luta pelos seus direitos e uma educação pública de qualidade há 16 dias.

Repleto de professoras e professores, o objetivo era expor as imagens das escolas municipais para o restante da sociedade, afim de chocarem-se tanto quanto quem estuda e trabalha naqueles lugares abandonados, e após essa apresentação, foram convidados para compor a mesa as seguintes organizações presentes: 10º BPM, Câmara de Dirigentes Lojistas, Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Municipal de Educação, Rotary Club, João Sáteles (?) e a vice-prefeita.

Iniciando as falas, Edson Vieira de Lima, presidente do SINDSEMB falou sobre os recursos/ repasses do FUNDEB e as irregularidades encontradas na análise das contas da educação na semana. Esclareceu que o valor pago pelo piso municpal ainda é pouco para Barreiras e para o tempo de estudo e necessidade de continuidade dos estudos e finalizou explicando ponto a ponto da pauta de reivindicação do professorado e as diversas tentativas de audiências com a prefeita antes da greve e que em nenhum momento a prefeita atendeu o sindicato ou a comissão de professoras, restanto a greve como última alternativa.


Os convidados falaram sobre a greve:



Representantes da sociedade civil organizada de Barreiras presente à reunião

Profº Dr. João Bosco Pavão, presidente do Conselho Municipal de Educação manifestou APOIO a greve, abordou as inúmeras denúncias sobe a situação da educação municipal feitas pelo CME ao Ministério Público que estão paradas e afirmou que as escolas estão bem piores do que as imagens mostraram.

João Sáteles, representante do CREA, apoiou a luta dos professores e afirmou que em Barreiras "os fatos e desmandos se entrelaçam"

Haroldo de Barros, representante do Rotary Club deu total apoio à greve, falou dos descasos vivenciados por Barreiras e deu muita força para a continuidade da greve. "Não recuem, se vocês recuarem estarão dando a cara a tapa", afirmou.

Célia, presidente da CDL disse aos presentes que acompanha a luta dos professores e que só pode "louvar e apoiar a luta".

Dr. Renato Santos, representante da OAB falou com espanto das imagens vistas, da necessidade de pressão para a resolução dos problemas e pediu que "não percamos a capacidade de indignação diante das imagens aterrorizantes".

Regina Figueiredo, vice-prefeita fez inúmeras denúncias da gestão "Cidade Mãe" e apoiou os professores por fazerem história. "Vocês podem não passar para as páginas da história, mas passarão para a história falada e contada de Barreiras", afirmou.

O Tenente Aspitante Arlindo, representante do 10º BPM não teve autorização pelo Comando para falar, apenas compondo a mesa.

Finalizou-se o evento com a convicção de estarmos fortalecidos nessa luta, e que encontramos diversos parceiros e parceiras naquela noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário